Autores

Em 2012, na sua primeira edição, a série Sons da Bahia acolheu três pesquisadores que desenvolveram seus trabalhos no âmbito do mestrado do PósAfro, Programa de Pós-Graduação do Centro de Estudos Afro-Orientais/Universidade Federal da Bahia. Três jovens autores estrearam revelando não apenas seus talentos, mas aspectos inusitados da nossa história musical.

 

foto: Carol Garcia

Bárbara Falcón l Antropóloga, mestre em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA) e especialista em Produção Cultural e Mídias (UNIJORGE). Como produtora cultural atua em diferentes segmentos (música, dança, teatro e literatura), tendo acumulado em seu currículo participações em eventos nacionais e internacionais, como organizadora e diretora de produção. Colaborou para instituições como o Teatro Vila Velha, Secretaria de Cultura da Bahia e Cidade do Saber. Em 2014, lançou o livro Graffiti Salvador, em parceria com a fotógrafa Carol Garcia. Atualmente pesquisa a influência jamaicana na nova música brasileira.

 

 

CRÉDITO: CAROL GARCIA

foto: Carol Garcia

Fabricio Mota l Fabricio Mota é graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004) e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Músico desde os anos 90, desenvolve trabalhos com outros artistas, de diferentes gêneros musicais na Bahia, experiência que associada à reflexão acadêmica tem potencializado sua produção de estudos sobre história, música, cultura e identidades no mundo contemporâneo.

 

 

foto: Carol Garcia

Sueli Borges l Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), licenciada em Música (UCSal) e bacharelada em Serviço Social (UCSal). É servidora pública da Justiça Federal e especialista em Psicopedagogia aplicada ao Desenvolvimento de Recursos Humanos (Famettig). Enquanto pesquisadora atua no ramo da Etnomusicologia, tendo participado de eventos nacionais e internacionais nesta área. Atualmente, interessa-se por História do Samba, nos anos de 1930, e biografias.

 

 

Na sua segunda edição, em 2016, a série Sons da Bahia reúne trabalhos de cinco autores que desenvolveram suas pesquisas no âmbito do mestrado e doutorado. Tratando de temas diversos, que vão do pagode ao samba chula, do Ilê aos Doces Bárbaros, temos um novo e especial panorama da música feita no estado.

 

sonsdabahia_carolgarcia-23

foto: Carol Garcia

Katharina Döring l Professora de educação musical e arte-educação na UNEB, desde 2002. Graduação em educação musical (UFBA-EMUS, 2000), mestrado em Etnomusicologia (UFBA-EMUS, 2002), doutorado em educação (Universidade Siegen, Alemanha, 2011). Pesquisadora e produtora cultural das culturas populares brasileiras com ênfase no samba de roda e tradições cênico-poético-musicais de matriz africana. Focalizadora em danças circulares e sagradas; terapeuta transpessoal (ICDEP). De origem alemã, Katharina se encantou com a cultura afro-baiana, através da capoeira, da música baiana, do samba de roda, do candomblé e decidiu em mudar de cultura, de país e de perspectiva de vida, desde o início dos anos 90: um processo de transformação e aprendizado permanente e inacabado.

 

 

sonsdabahia_carolgarcia-32

foto: Carol Garcia

Carlos Ailton l Cursou graduação em História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e o mestrado em Estudos Étnicos e Africanos no CEAO/FFCH (UFBA). Desde 1990, atua como professor de História no ensino público e privado de Salvador. Em 2010, mediante concurso público, tornou-se professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu (BA). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), na linha de História das Ciências com pesquisa sobre Ciência, Raça e Ideologia na construção da nacionalidade na Bahia da Primeira República.

 

 

sonsdabahia_carolgarcia-28

foto: Carol Garcia

Carlos Barros l Carlos Barros é cantor, intérprete,  pesquisador da música popular brasileira e professor. Graduado em História e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, atua como professor na rede estadual de ensino da Bahia e também no ensino superior. Integra a rede de arte-educadores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da rede pública estadual de ensino e é comentarista da interface História-Música na Rádio Educadora FM Bahia. Lançou seu primeiro disco em 2009 –  Cantiga vem do Céu – e o segundo em 2014 – Antes da Próxima Estação.

 

 

 

sonsdabahia_carolgarcia-18

foto: Carol Garcia

 

Ari Lima l Ari Lima é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Teoria da Comunicação e Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas afro-brasileiras, relações raciais e patrimônio imaterial. Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre os temas mencionados.

 

 

 

sonsdabahia_carolgarcia-13

foto: Carol Garcia

Marlon Marcos l Marlon Marcos é poeta e professor. Formado em História e Jornalismo, e doutorando em Antropologia. Pesquisa as religiões de matrizes africanas, a Música Popular Brasileira em suas feições de identidade e alteridade, a literatura clariceana em noções antropológicas de cidade e feminino. É um religioso do candomblé, filho de Iemanjá e Oxoguian, guiado pelo oriente artístico de sete nomes: Clarice Lispector, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Fernando Pessoa, Billie Holiday, Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu. E tantos outros.

 

 

 

 

 

Anúncios

Assine nosso livro de visitas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s